Governo do Estado do Espírito Santo
08/07/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h01

Batalhão de Polícia Militar Ambiental tem novo Comandante

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (08) a passagem de comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). O Ten Cel PM Andrey Carlos Rodrigues passou o comando da Unidade para o Ten Cel PM Francisco José Silva Gomes em um evento ocorrido no auditório do Espaço Vitória às 16:00 horas.

A solenidade contou com a presença do Comandante Geral da Corporação, Cel PM Edmilson dos Santos, do Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, Cel PM Dejanir Braz Pereira da Silva, do Comandante do Policiamento Ostensivo Especializado, Cel PM João Henrique de Castro Cunha, do Sr Davi Diniz de Carvalho, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), da Srª Dalva Ringuier do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região do Caparaó, do Sr Hélio Brum, representante da Forjas Taurus, além de inúmeras outras autoridades civis e militares que prestigiaram o evento.

Durante o decorrer da solenidade foi lido o histórico da unidade destacando os 25 anos de existência da polícia ambiental, que teve como primeiro comandante o major Luiz Guilherme Paterlini e que nesse período ocorreram diversas mudanças até que a unidade foi elevada ao status de Batalhão no ano de 2006. O Batalhão possui atualmente um efetivo de 169 militares que desenvolvem diversos trabalhos nos municípios capixabas na área ambiental, desde a fiscalização, até projetos educacionais com a realização de palestras que servem para informar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Em seu discurso de despedida o Ten Cel Andrey destacou os 604 dias em que esteve à frente da unidade e da importância do Batalhão no apoio aos demais órgãos ambientais na proteção do meio ambiente com IBAMA, SEAMA, IDAF etc. Foi frisada a grande dificuldade inicial em incutir na cabeça dos militares a importância de planejar e discutir incansavelmente cada ação a ser colocada em prática e depois sempre realizar um revisão do trabalho realizado. Também foi colocada a importância de se fazer uma análise criteriosa dos dados estatísticos, pois eles permitem a verificação do trabalho.

O Ten Cel Andrey citou ainda a importância impar da fiscalização como meio de impedir ainda mais a destruição de nosso meio ambiente, informando os grandes progressos que foram alcançados ao longo dos últimos dezoito meses com a apreensão de toneladas de pescados irregulares e milhares de metros de redes recolhidos em locais em que a pesca era proibida naquele momento, além de dezenas de armas utilizadas por caçadores que também foram apreendidas pelo exercício irregular da caça de animal selvagem.

Por fim o Ten Cel Andrey agradeceu a todos pelo apoio incondicional na luta pela preservação do meio ambiente e enfatizou a importância da educação ambiental como o caminho mais curto para estancar a destruição do meio ambiente.

O Comandante Geral destacou o trabalho desenvolvido pelo Ten Cel Andrey no comando do BPMA dizendo que foi um interlocutor da ida do referido oficial para o BPMA, junto ao Comandante Geral, no período em que era o Comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano. Disse ainda que o Ten Cel Andrey terá uma nova missão a altura de sua competência no Estado Maior Geral da Polícia Militar. Ao novo comandante do BPMA o Comandante Geral desejou boa sorte na continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido e muito esforço para atingir metas ainda melhores das apresentadas pelo comandante substituído.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail:

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard