Governo do Estado do Espírito Santo
02/07/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h26

Batalhão de Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalização no Sul do Estado


Policiais militares da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram fiscalização no município de Marataízes nesta segunda-feira (02), a fim de identificar e coibir crimes contra o meio ambiente. Cinco estabelecimentos foram notificados.

Durante a operação, cinco estabelecimentos de lavagem de veículos estavam funcionando de modo irregular, não devidamente licenciados pelo órgão ambiental competente. A falta de licença ambiental para o empreendimento constitui crime previsto no artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605/98 e por essa razão os proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil do município.

Também foram apreendidos diversos equipamentos, tais como bombas, compressores e aspiradores de pó, sendo eles também encaminhados à DP local.

O capitão Reinaldo, comandante da 4ª Companhia, alerta que “a licença ambiental é um documento indispensável para a instalação e funcionamento de um empreendimento com potencial poluidor. É na licença de operação que o órgão ambiental especificará quais as condicionantes para a realização de determinada atividade, que têm como objetivo minimizar os impactos ao meio ambiente”.

No caso de lava-jatos, são exigidas, por exemplo, a construção de caixas de decantação, para separação de material sólido do líquido e, principalmente, de óleo e água, o isolamento e a impermeabilização dos locais para guarda de óleos, graxas e detergentes e a comprovação da destinação correta dos resíduos produzidos. Sem essas cautelas, os efluentes lançados diretamente no sistema de esgoto seguem diretamente para o curso d´água, provocando sérios prejuízos naturais.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard