Governo do Estado do Espírito Santo
05/01/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h18

Batalhão de Polícia de Trânsito aborda 156 condutores sem habilitação em dez dias


Durante o período das festas de fim de ano, entre os dias 26 de dezembro de 2011 e 4 de janeiro de 2012, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar abordou 1.958 veículos em 72 operações realizadas em diversas vias da Região Metropolitana da Grande Vitória e nas rodovias em que a unidade atua.

O que mais impressionou o subcomandante do BPTran, major Cleber Bongestab, foi a quantidade de condutores dirigindo sem habilitação nesses 10 dias de fiscalização: 156.

Todos foram autuados, pois dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é considerado uma infração gravíssima. Além disso, os proprietários dos veículos foram multados em R$ 574,00 e perderam sete pontos na CNH. Já as pessoas flagradas dirigindo sem habilitação tiveram que esperar até que um condutor habilitado chegasse ao local para que o veículo fosse liberado.

“A atuação do Batalhão de Polícia de Trânsito na Região Metropolitana da Grande Vitória e nas rodovias onde atuamos vai aumentar. Talvez isso tenha surpreendido muitas pessoas que não possuem a Carteira Nacional de Habilitação”, afirma o major Cleber Bongestab, do BPTran.

De acordo com dados do batalhão, 43 pessoas fizeram o exame de alcoolemia e 881 realizaram o teste de elitômetro (bafômetro). Ao todo, foram 1.062 autos de infração, sendo 412 por licenciamento vencido, 89 de condutor embriagado e 405 por outras infrações A multa para o condutor que dirige embriagado é considerada gravíssima, no valor de R$ 957,00.

Durante as fiscalizações no período de festas de fim de ano, 26 condutores foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ), 426 veículos foram removidos e 95 Carteiras de Habilitação foram recolhidas.

Investimentos

No dia 28 de dezembro de 2011, o BPTran apresentou 72 soldados recém-formados pela Polícia Militar, que estão reforçando as equipes de fiscalização em vários pontos simultâneos da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Além do investimento humano, o Governo do Espírito Santo, dentro do Programa Estadual de Segurança no Trânsito “Juntos Pela Vida”, entregou ao batalhão 100 aparelhos celulares do tipo smartphones para agilizar o atendimento em ocorrências.

Os 100 aparelhos celulares do tipo smartphones são capazes de acessar, em tempo real, os sistemas de veículos e identificar se há qualquer irregularidade. A expectativa é de que esses aparelhos também permitam a checagem das informações referentes aos condutores dos veículos.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard