Na manhã desta quarta-feira (04), a “Operação Palmito” realizada em todo o Estado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental, apreendeu 12 peças de palmito em São Mateus, no Mercado Municipal. A operação tem o objetivo de fiscalizar e prevenir a extração, transporte e comércio irregular de palmito nativo de origem ilegal.
O produto apreendido foi encaminhado, junto com o autor à Delegacia de Polícia Civil de São Mateus. O palmito apreendido foi doado à Sociedade Santa Rita de Cássia (Lar dos Velhinhos).
Já na terça-feira (03), nove peças de palmito nativo de dendê foram apreendidas no trevo da BR 101, que dá acesso ao município de Conceição da Barra. O material apreendido e o acusado foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Conceição da Barra. O palmito foi doado ao Projeto Araçá, entidade filantrópica que atende crianças carentes e em situação de risco com atividades culturais.
Todo ano, por ocasião da Semana Santa, no Espírito Santo se dá a confecção da tradicional torta capixaba, dentre os ingredientes o palmito é um dos principais, o que ocasiona um substancial aumento do consumo deste produto vegetal. A grande demanda faz com que algumas pessoas aproveitem para conseguir o produto de forma mais barata para aumentar os lucros, com o comércio clandestino, advindo da extração irregular.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br