O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu 19 pássaros silvestres em uma residência localizada no município de Serra nessa quarta-feira (26).
Após denúncias informando que havia uma residência com diversos pássaros silvestres em cativeiro no Bairro Serra Dourada II, militares do BPMA foram ao local e apreenderam 11 trinca-ferros, sete coleiros e um sabiá.
Os pássaros foram recolhidos ao viveiro do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) no município de Serra, que posteriormente os encaminhará para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS).
Foi registrado um boletim de ocorrência ambiental e o acusado será intimidado a comparecer ao Departamento de Polícia Judiciaria (DPJ) do município, para as providencias cabíveis.
A Polícia Militar Ambiental orienta os cidadãos capixabas para que não capturem ou mantenham animais em cativeiro, pois o enclausuramento causa estresse no animal silvestre e, caso queiram fazer a devolução voluntária, que procurem os Destacamentos de Polícia Ambiental ou Companhias. Essa atitude não tem responsabilidade penal.
Manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental previsto no art. 29 da lei 9605/98 e a pena é de seis meses a 01 ano, e multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3