15/09/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h27

Batalhão abre Semana Nacional de Trânsito com fiscalização a motocicletas

Operações voltadas para motociclistas em toda a Grande Vitória será o foco do Batalhão de Polícia de Trânsito no início de uma série de ações relativas à Semana Nacional de Trânsito (BPTran). As fiscalizações começam nesta terça-feira (20) e terminam no domingo (25).

O objetivo das operações, destinadas a motos, será verificar as condições de segurança do veículo e o uso correto dos equipamentos de proteção utilizados pelos condutores. Conforme os dados do BPTran, no caso dos acidentes com vítimas, as motocicletas são responsáveis por 59,67% das ocorrências desse tipo.

Em parceria com as prefeituras e demais órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, serão desenvolvidas atividades voltadas para o tema deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

Atualmente, são registradas mais de 1,3 milhão de mortes por ano no trânsito e milhões de pessoas ficam feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, que representa uma parcela significativa e produtiva da sociedade.

De acordo com sucessivos relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS), as perdas provocadas pela violência do trânsito representam uma das maiores preocupações da entidade, caracterizando-se como um problema de saúde pública com proporções epidêmicas.

Fiscalização de Trânsito

Na sexta-feira (23), a partir das 20 horas, na Avenida Dante Micheline, será realizada uma fiscalização de trânsito em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovem e o Detran|ES. Na ocasião haverá a apresentação de um simulador de acidentes e um convencedor, que são equipamentos que mostram a importância da utilização do cinto de segurança no momento do impacto em um acidente.

A iniciativa é para chamar a atenção da sociedade capixaba, em especial dos jovens condutores, sobre a importância de adotar uma postura responsável no trânsito, especialmente no que se refere ao risco da direção aliada ao consumo de bebidas alcoólicas, o respeito ao limite de velocidade e à legislação de trânsito.

No domingo (25), aproveitando o fechamento da Avenida Dante Micheline, será realizado um passeio ciclístico, cujo tema será ‘Pedalar para Respirar’, com largada às 9 horas no primeiro píer da Praia de Camburi (Iemanjá) até a entrada da Avenida Adalberto Simão Nader, retorno pela Avenida Dante Micheline com chegada nas proximidades do Hotel Sol da Praia, em Jardim da Penha. Às 10 horas será realizada a largada da ‘Caminhada pela Paz no Trânsito’, também no primeiro píer da praia e o percurso será o mesmo.

Ainda durante toda a semana estarão expostos nos postos de trânsito na Avenida Carlos Lindenberg, na Barra do Jucu, e em Manguinhos, veículos avariados com banners e frases reais e impactantes e fotos de condutores envolvidos em acidentes graves.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva