No Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta terça-feira (31), 20 alunos do Colégio Pio XII, que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em Vila Velha, distribuíram 1.200 panfletos no Terminal Rodoviário do Transcol, no Centro do município.
A intenção foi convidar as pessoas a ficarem ao menos um dia sem fumar com o slogan "Um dia sem cigarro, um dia a mais de vida". O trabalho foi coordenado pelo soldado Ronaldo Duarte, instrutor do Proerd do 4º Batalhão.
Os estudantes participaram da atividade das 9h30 às 11 horas. Neste período, foram abordadas 1.500 pessoas. “As crianças entraram nos ônibus e falaram com os passageiros de forma coletiva. Eles explicaram aos usuários do sistema Transcol os males do cigarro, que ele possui mais de 4.700 substâncias tóxicas nocivas ao organismo, e que provoca vários tipos de câncer”, explicou o soldado Duarte.
Ao final da atividade, os alunos voltaram para a escola, onde foi realizada uma troca de experiência em que cada criança falou às demais sobre uma abordagem em especial que ela havia feito. Os estudantes relataram que encontraram pessoas com diversos relatos, inclusive, que perderam familiares em função do uso do cigarro.
A comandante do 4º Batalhão, tenente coronel Sonia do Carmo Grobério, afirmou que ações como essa devem ser estimuladas. “Uma população com saúde é uma população com perspectivas melhores de vida, até na segurança pública percebemos o reflexo disto. Saúde, educação e segurança pública andam sempre juntas”, disse a comandante.
Na avaliação do soldado Duarte, “a abordagem foi muito positiva porque foi a oportunidade dos alunos colocarem em prática o que aprenderam na sala de aula com o Proerd e perceber como as pessoas desejam uma vida melhor sem cigarro, mas que não têm informação para saber o que fazer”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3224-5613 / 9961-0211 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br