O comando do 8º Batalhão está implantando novas modalidades de policiamento no município de Baixo Guandu. O objetivo é aumentar a sensação de segurança na região e diminuir os índices criminais, em especial os homicídios na cidade. Foi iniciado no último dia 03 de agosto um conjunto de ações focadas nos bairros: Alto Guandu, Rosário I e Rosário II, responsáveis por 29,41% dos 17 homicídios registrados no município neste ano.
As ações consistem em melhor empregar os policiais da própria companhia, dentro da capacidade operacional da Unidade, no sentido de focar os esforços de maneira eficaz e de forma permanente. Com o objetivo de melhorar o relacionamento entre comunidade e Polícia Militar naqueles bairros, buscando alcançar números positivos para a Segurança Pública.
O comandante da 2ª Companhia, capitão Wagner Batista, após estudos acerca dos locais, dias, horários e motivações dos homicídios em sua subárea de atuação, verificou a necessidade da oferta de um curso de capacitação para formação de uma equipe do Grupo de Apoio Operacional (GAO), exclusiva para o enfrentamento de crimes na região. Os militares já vêm atuando desde junho de 2012.
Também foi implantado o policiamento comunitário nos Bairros Alto Guandu, Rosário I e Rosário II. Com quatro policiais e uma viatura específica para realização do policiamento preventivo e comunitário. Esse policiamento interativo é reforçado com militares que cumprem escalas extras, desenvolvendo a modalidade de policiamento a pé.
O capitão Wagner Batista informa que “foi determinado o apoio semanal para o policiamento a pé nos bairros onde estão os maiores números de homicídios. O emprego do policiamento ostensivo visa à saturação das referidas áreas. Assim, temos a expectativa de diminuir os atuais índices de homicídios do município de Baixo Guandu”, finalizou o oficial.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de imprensa:
Sandra Dalton / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3