Governo do Estado do Espírito Santo
05/02/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h59

2º Batalhão da Polícia Militar faz balanço positivo de 2011


O 2º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Nova Venécia, que abrange outros nove municípios situados na região Noroeste do Espírito Santo, sendo eles: Nova Venécia, Vila Pavão, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, Ponto Belo, Mucurici, São Gabriel da Palha e Vila Valério/ES, comemora os resultados positivos de 2011.

As comemorações decorrem do balanço favorável das ações realizadas pela Unidade, que culminou na apreensão de 138 armas de fogo, diversas munições, além de 3.751 unidades de crack, maconha, cocaína e haxixe, e quase 10 quilos de entorpecentes (crack, maconha, cocaína).

Em todo ano foram realizadas 125 operações policiais, que resultou na prisão de 321 pessoas. Das armas apreendidas o revólver se destacou com 48% das apreensões, seguido da espingarda com 30%, depois veio a garrucha com 14% e por ultimo a pistola e o rifle com 4%. Outro fato que destacou foi à apreensão de munições, consta que somente em uma operação foram apreendidas mais de 600 unidades.

De acordo com o Comandante do 2º BPM, o tenente coronel Rogério Maciel Barcellos, a Polícia Militar vem cumprindo o seu papel, qual seja: servir e proteger, através do policiamento ostensivo/preventivo/repressivo, promovendo elevação da sensação de segurança a todos os municípios que integram o 2º Batalhão.

O tenente coronel Rogério ressaltou que houve uma redução dos índices de homicídios na área da Unidade, comparado ao ano de 2011. Disse ainda, que com exceção do município de Pinheiros, os demais tiveram uma diminuição considerável, destacando principalmente o município de Vila Pavão que não teve nenhum crime de homicídio registrado em 2011. Já em São Gabriel da Palha os índices foram reduzidos em 56%. Em Nova Venécia e Montanha a queda chegou a 50%.

O oficial também esclareceu que a redução dos indicadores de homicídios se deu graças ao trabalho incessante e incansável realizado pela tropa do 2º BPM, que não tem medido esforços para levar a todos, indistintamente, um pouco mais de paz e de tranquilidade, inclusive sacrificando suas horas de folga e lazer, em prol da comunidade.

Para o ano de 2012, o tenente coronel Rogério destacou que as ações serão ainda mais efetivas, principalmente o combate ao tráfico de drogas, crime hediondo que vem se alastrando por todas as camadas da sociedade, destruindo lares e arruinando o futuro dos jovens e adolescentes, sendo necessária uma atitude enérgica por parte da PM, visando coibir tal prática.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard