O 14º Batalhão intensificou as abordagens a pessoas e veículos suspeitos no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, no Sul do Estado. A ação permitiu o aumento no número de veículos recuperados e na prisão de foragidos da Justiça, além do consequentemente aumento da sensação de segurança das pessoas que moram, trabalham e circulam pelos municípios de Ibatiba, Brejetuba, Ibitirama, Irupi e Iúna.
De acordo com o comandante do 14º Batalhão, tenente coronel Alexandre Quintino, nos seis primeiros meses deste ano foram recuperadas 19 motocicletas, enquanto que no mesmo período do ano passado haviam sido recuperadas 13 motocicletas. Em contrapartida, houve uma redução de 35% no número de motocicletas furtadas, foram 20 motocicletas furtadas no primeiro semestre de 2011, enquanto que no primeiro semestre deste ano esse número reduziu para 13.
Ainda segundo o comandante, o número de foragidos da Justiça presos nos seis primeiros deste ano saltou para 25, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 14, representando um aumento de quase 80%.
Para o tenente coronel Alexandre Quintino, os resultados se devem a motivação dos militares do Batalhão e a instalação dos computadores de acesso remoto aos bancos de dados do Detran e ao sistema de consulta de mandados de prisões em todas as viaturas operacionais do Batalhão.
“Anteriormente, o policial trabalhava nas viaturas e tinha que solicitar via rádio ao operador do centro de operações da PM a consulta desses dados. Esse procedimento atrasava o andamento das ocorrências e congestionava a comunicação na rede rádio da Corporação, além de desestimular o policial”, disse.
“Agora, com o novo sistema instalado os policiais consultam os dados diretamente da viatura, o que acelerou o processo e estimulou aos militares a estarem consultando placas de veículos e os nomes de pessoas suspeitas”, acrescentou Quintino.
Diante da melhoria na qualidade dos serviços prestados pela PM na região do Caparaó, o número de denúncias da população também vem aumentando e dessa forma direcionando o trabalho da Corporação.
“No último dia 20 de junho uma quadrilha que praticava furtos e roubos de motocicletas na região foi presa graças à denúncia anônima de um cidadão. Isso aumenta a satisfação da população com o trabalho da Polícia Militar”, finalizou o comandante.
A Polícia Militar pede que a população ligue para os telefones 181 (disque denuncia) ou 190 (Polícia Militar) quando perceber qualquer tipo de movimentação suspeita. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Assessoria de Imprensa: Sandra Dalton.
27) 9901-9862 / 3636-1572.