Governo do Estado do Espírito Santo
19/10/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h29

Novo curso de formação do projeto Rua Segura começa nesta quinta (20)


A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da 3º Companhia do 1º Batalhão, realiza, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), mais um treinamento do projeto Rua Segura para condomínios localizados na Praia do Canto e para o bairro Ilha do Frade, em Vitória. No curso de qualificação participarão 32 profissionais. A instrução é no edifício anexo à Igreja Batista da Praia do Canto, na Rua Saul Navarro, nº 700, das 8 às 11 horas.

Nesse bairro já fazem parte do projeto mais de 50 condomínios. Desta vez, participarão do curso seguranças da empresa que presta serviço para a Associação de Moradores da Ilha do Frade, onde há mais de 120 casas. O Bairro Praia da Costa, em Vila velha, já aderiu ao projeto.

O trabalho, que é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) por meio da PMES em parceria com a Associação de Moradores, auxilia diretamente no enfrentamento da criminalidade com o monitoramento mais intenso das vias públicas.

O treinamento está sendo ministrado pelo tenente Willian da Silva Santos, da 3ª Companhia, e tem como objetivo orientar as pessoas que trabalham nos condomínios cadastrados no projeto a manipular um aparelho radiocomunicador, além de aprender noções de segurança pública e também sobre a iniciativa.

Utilizando uma frequência exclusiva com os policiais que atuam no bairro, os colaboradores podem acionar a Polícia Militar em situações em que o crime esteja em andamento ou para outras ocorrências, como averiguação de suspeito. Desta forma, é possível manter uma maior aproximação da Corporação com a comunidade, aumentando a interatividade e promovendo um ambiente mais seguro para os moradores da região.

Para o presidente da Associação de Moradores da Praia do Canto (AMPC), Mário Aguirre, a adesão desses novos prédios mostra a eficácia do projeto no bairro. “A 3ª Companhia, sob o comando do capitão Dória, tem feito um trabalho muito importante junto aos moradores e comerciantes. Agora com a chegada do bairro Ilha do Frade, o projeto cresce ainda mais e a população é que ganha com essa iniciativa”.

“O projeto é também uma forma de ampliar a observação policial através dos profissionais dos condomínios, de forma que eles sejam os ‘olhos da PM’. Os porteiros trabalham com uma rede paralela de rádio, e em situações de emergência, acionam os policiais que trabalham no motopatrulhamento”, informou o tenente Willian.

Rua Segura

O projeto tem como objetivo aumentar a integração e parceria entre sociedade civil organizada e os mecanismos da Segurança Pública, aproveitando a localização estratégica e a função desenvolvida por alguns profissionais, que repassam para a polícia, de forma anônima, informações confiáveis sobre crimes em andamento ou ações suspeitas.

Por meio do projeto são distribuídos radiocomunicadores para os colaboradores que, utilizando uma frequência exclusiva com os policiais que atuam no bairro, acionam a Polícia Militar em situações onde o crime esteja em andamento ou para outras ocorrências. As pessoas que irão participar do projeto recebem treinamento dos bombeiros e policiais militares, a fim de prevenir desde a criminalidade até a ocorrência de acidentes.

Como participar

O bairro interessado em aderir ao Rua Segura precisa fazer um pedido e assinar convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (27) 3636-1578. O condomínio ou estabelecimento comercial localizado em um bairro que já é atendido pelo Projeto, pode entrar em contato com a Associação de Moradores para obter mais informações sobre como participar.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3636-8717 / 9961-0211 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard