07/09/2023 18h00 - Atualizado em 07/09/2023 20h34

Polícia Militar participa de desfile cívico-militar para celebrar Dia da Independência

Vitória foi palco do desfile cívico militar em comemoração aos 201 anos de Independência do Brasil. O evento realizado na manhã deste dia 7 de setembro, na Avenida Beira-Mar, reuniu grande público para apreciar apresentações das forças de segurança capixaba, de escolas municipais e outras entidades.

A Polícia Militar levou para o desfile 580 integrantes, 20 viaturas, duas motocicletas, 15 conjuntos de Cavalaria, Banda de Música e a Guarda-Bandeira composta por aspirantes a oficial e alunos oficiais da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo.

O público presente apreciou o início do desfile com a apresentação de rapel aéreo realizado pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), da Secretaria da Casa Militar. Na sequência as aeronaves tomaram conta do céu da capital com um sobrevoo pela Baía de Vitória.

Na sequência foi realizado o desfile aquático de embarcações do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Corpo de Bombeiros Militar, da Marinha e embarcações do aquaviário.

Cinco pelotões formaram a Companhia de desfile da Polícia Militar, com alunos em formação da Academia de Polícia Militar; integrantes do Batalhão de Ações com Cães (BAC); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) com o Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (Cotama); Companhia de Choque do Batalhão de Missões Especiais (BME) com atuação no controle de distúrbios civis e a Companhia de Operações Especiais (COE) com demonstração de entrada tática.

As crianças também foram destaque no desfile da Polícia Militar. Um pelotão formado por familiares de policiais militares representou as futuras gerações da Corporação. Participaram ainda integrantes do projeto cultural da Banda Júnior e do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.

Além da apresentação da Polícia Militar, desfilaram grupamentos formados por ex-combatentes de forças armadas, Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, 38° Batalhão de Infantaria, Escola de Aprendizes-Marinheiros e Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros Militar, agentes da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Justiça e Guardas Municipais.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, demonstrou orgulho da tropa ao prestigiar o desfile. “Levamos uma demonstração da nossa gestão na parte logística, estrutural e também dos recursos humanos. Com os investimentos, a população pode ter certeza que chegaremos ao final de 2026 com quase 10.000 policiais militares e os melhores equipamentos para levar uma excelente prestação de serviço em segurança pública aos capixabas”.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br