Governo do Estado do Espírito Santo
23/04/2018 22h10 - Atualizado em 24/04/2018 09h53

Coronel Ramalho assume o Comando-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo

“Com muita honra e orgulho, assumo o Comando-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo”.

Foi com esse brado, que o novo comandante-geral da PMES, Coronel Alexandre Ofranti Ramalho, assumiu a função durante a solenidade militar de assunção, na noite desta segunda-feira (23), no Quartel do Comando-Geral, em Vitória.

Após 29 anos de serviço, tendo comandado o antigo Batalhão de Missões Especiais, o 1º Batalhão, o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano, e exercido diversas outras funções, o Coronel Alexandre Ofranti Ramalho foi nomeado comandante-geral da PMES pelo governador Paulo Hartung no dia do aniversário da Instituição, em 06 de abril de 2018.

A cerimônia de assunção do Comando-Geral reuniu inúmeras autoridades civis e militares, dentre elas o governador Paulo Hartung, e o novo secretário de Segurança Pública, o Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, que transmitiu o Comando da PMES ao Coronel Ramalho. Também participaram do evento, amigos e familiares dos comandantes substituído e substituto.

Para iniciar o rito, o comandante do efetivo formado, o Major Fabiano Ferreira Soares, apresentou-se ao chefe do executivo estadual que, tradicionalmente, realizou a passagem em revista à tropa. Logo depois do ato, os presentes entoaram a Canção do Soldado Capixaba, Hino Oficial da PMES.

Durante a solenidade, o Coronel Ramalho foi convidado a se posicionar em local de destaque para receber, das mãos do secretário de Segurança Pública, a espada do comandante-geral da PMES, símbolo que assinala a posição hierárquica no mais alto nível dentre os oficiais da Instituição.

Ao receber o Comando-Geral, o Coronel Ramalho passou em revista à tropa e fez sua apresentação ao governador como novo comandante da Instituição.

Na cerimônia, foi reservado um momento para a inauguração do retrato do comandante-geral substituído. O secretário de Segurança Pública recebeu ainda uma miniatura da espada do comando-geral da PMES, marcando o período de seu comando.

Outro ponto do evento foi a entrega simbólica de viaturas, armamentos e equipamentos à PMES e à PCES. No ato, a Polícia Militar recebeu 129 novas viaturas e 181 fuzis Colt M4 de calibre 5,56; já a Polícia Civil foi contemplada com 70 fuzis com as mesmas características.

Na oportunidade, o comandante-geral entregou uma réplica do fuzil ao governador, como reconhecimento da importância da aquisição dos materiais para a Segurança Pública do estado.

Em seu discurso, o secretário de Segurança Pública destacou a caminhada de 183 anos da Polícia Militar na proteção e socorro à população capixaba. Ao se referir às diversas gerações que integraram o efetivo da PMES ao longo do tempo, o Coronel Nylton destacou a convicção de que o papel dos novos policiais é de trilhar a postura organizacional como forma de dignificar os militares que ajudaram a construiu a história da Instituição.

“Devemos buscar sempre a evolução de nossa Instituição, com a clareza de que os interesses institucionais devem nortear os nossos esforços”, salientou o secretário ao citar o maior investimento já realizado na PMES, com o reequipamento, com as promoções de policiais, com o andamento de concursos públicos, entre outras ações.

Por sua vez, o governador Paulo Hartung parabenizou o ex-comandante-geral, Coronel Nylton Rodrigues, por seu desempenho na função. “Travessia, tempo desafiador. Como nos ensinam os filósofos, tempos duros e difíceis também são tempos de transformações, de renovações, de inovações e de mudanças. Isso marca o comando que terminou a poucos dias”, pontuou o governador, que estendeu os parabéns ao Alto Comando, demais oficiais e praças da PMES, pelo trabalho em equipe.

Ele ainda se dirigiu ao Coronel Ramalho, a quem prestou apoio e confiança. “Vim aqui também para dar uma palavra de apoio, de torcida, ao comandante Ramalho que inicia agora uma jornada no ponto mais relevante da vida militar; na trajetória de nossa gloriosa Polícia Militar do Espírito Santo. Conte com nosso governo, integralmente”, salientou.

A cerimônia foi encerrada com o desfile em continência ao novo comandante-geral da PMES.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard