Governo do Estado do Espírito Santo
30/09/2021 11h16

1º Batalhão divulga resultado de operações na região de Andorinhas e São Pedro em setembro/2021

O 1º Batalhão divulgou os resultados operacionais das ações que estão sendo realizadas pela unidade no mês de setembro de 2021, na região que compreende os bairros de Andorinhas, Santa Martha, Joana D’arc, Resistência, Conquista, Nova Palestina, Redenção, São José, Santo André, Ilha das Caieiras e Tabuazeiro, em Vitória.

As ações envolvem o empenho de aproximadamente 1.500 escalas de serviço policial, o que corresponde a uma média de empenho diário de 48 policiais e 16 viaturas dedicados exclusivamente aos bairros em destaque.

Com esteio na análise dos índices criminais e nas demandas da comunidade, bem como com apoio dos 1º e 6º CPORS e CPOE, até terça-feira (28) foram realizadas 388 operações policiais na região, dentre abordagem a motos, carros, ônibus e cumprimento de mandados judiciais. Essas operações resultaram na apreensão de 20 armas, sendo cinco submetralhadoras, uma espingarda calibre 12, 10 pistolas e quatro revólveres. Além disso, foram apreendidas 2.262 unidades de diversas drogas, 408 munições de diversos calibres, além da condução de 29 pessoas envolvidas diretamente em atos criminosos.

Das diversas prisões realizadas neste ínterim, algumas se destacaram por serem prisões qualificadas, que retiraram das ruas criminosos de relevância na gerência do tráfico e na coordenação de ataques armados a rivais. Neste sentido, destaca-se a prisão de lideranças do tráfico de drogas de Resistência, de Nova Palestina e de São Pedro 3. Nesse último, criminosos dispensaram armas e drogas em um rio local, sendo os ilícitos recolhidos por policiais militares com apoio do Corpo de Bombeiros.

Por fim, vale destacar que na terça-feira, policiais militares realizaram uma intervenção nos bairros Nova Palestina e Conquista e impediram a realização de um conflito armado entre criminosos rivais naquela localidade. Os criminosos efetuaram diversos disparos contra os policiais, que reagiram à injusta agressão e apreenderam uma espingarda calibre 12 abandonada pelos suspeitos na fuga. Ainda nesse dia, a Força Tática do 1º Batalhão logrou êxito em prender um homem apontado como o responsável por promover diversos ataques armados contra seus rivais na região de Andorinhas e Santa Martha, e tinha em sua posse drogas e munições. Sendo assim, sua prisão tem o potencial de atenuar a ocorrência de conflitos na localidade.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard