PMES Celebra 40 anos do Ingresso das Mulheres na Instituição

Na década de 1980, a Polícia Militar do Espírito Santo deu um passo importante ao abrir suas fileiras para mulheres, criando a Companhia de Polícia Feminina, por meio do Decreto n° 2.569-E de 6 de maio de 1983. Desde então, elas têm se destacado em todas as áreas do policiamento ostensivo e administrativo. Em 09 de Agosto de 1983, o primeiro Curso de Formação de Sargentos Femininos formou 67 mulheres policiais militares. Com competência comprovada, elas foram gradualmente integradas a diversas modalidades de policiamento. Em 1986, mais um marco: a primeira turma do Curso de Formação de Soldados Femininos, com 31 concludentes. E em 1987, por quatro alunas oficiais que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais junto com seus colegas masculinos. Em 1992, a Companhia de Polícia Militar Feminina foi extinta, e as mulheres passaram a fazer parte de todas as unidades da PMES e do Corpo de Bombeiros, sem distinção de sexo. Em 1995, a Polícia Militar volta a ter o ingresso de mulheres no Curso de Formação de Oficiais. Naquele ano, 10 alunas começaram sua formação no antigo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM, agora conhecido como Academia de Polícia Militar (APM), resultando na formação de nove novas Aspirantes a Oficial femininas para a PMES em 1997. Hoje, as mulheres representam cerca de 14% do efetivo total da PMES, atuando em todas as atividades da corporação. Seu profissionalismo, comprometimento e dedicação são fundamentais para uma PMES mais briosa, técnica e igualitária! Vamos celebrar a história das nossas Pioneiras, que transformaram o cenário do policiamento no Espírito Santo.