Governo do Estado do Espírito Santo

Quinto Batalhão de Polícia Militar

Comandante:TENENTE-CORONEL  EDSANDRO VIEIRA CREMA

Histórico:

Denominado Batalhão "SILVESTRE EZEQUIEL CELANTE", pela Lei nº 4.868, de 14 de janeiro de 1994, em homenagem ao Ten Cel PM Silvestre Ezequiel Celante, ex-comandante da Unidade, o 5º Batalhão foi criado pela Lei nº 3.882, de 2 de setembro de 1986, e regulamentado pelo Decreto nº 2.335-N, de 3 de setembro do mesmo ano.

O 5º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo teve sua instalação inicial na antiga Policlínica de Maruípe, onde permaneceu até junho de 1988. Com a expansão das Unidades Operacionais para além dos limites da Capital, foi transferido para o Parque de Exposições "Floriano Varejão", em Carapina, município de Serra, tendo a atual sede sido instalada no município de Aracruz em 27 de dezembro de 1988, em parceria com a Prefeitura do município e a empresa Aracruz Celuse, já extinta. A época, sua área de atuação compreendia os municípios de Serra, Fundão, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Linhares e Rio Bananal.

Com a criação do 6º Batalhão e das 3ª e 8ª Cia Independentes, o 5º Batalhão passou a ter responsabilidade territorial sobre os municípios de Aracruz, Fundão, João Neiva e Ibiraçu. Dividido em quatro Companhias de área e uma Companhia de Força Tática, além da sede, a Unidade tem sua circunscrição compreendida num espaço físico de aproximadamente 2.198Km² (dois mil cento e noventa e oito quilômetros quadrados), com uma população total aproximada de 151.876 (cento e cinquenta e um mil e oitocentos e setenta e seis) habitantes.

A sede da 1ª Companhia fica localizada no Centro de Aracruz, sendo responsável pelo policiamento da sede do município, incluindo ainda sua zona rural.

A 2ª Companhia, sediada no município de João Neiva, é responsável pelo policiamento das cidades de João Neiva e Ibiraçu, além dos Distritos de Guaraná e Jacupemba, pertencentes à Aracruz e que se localizam as margens da BR 101.

A 3ª Companhia, sediada no bairro Coqueiral, cuida do policiamento de toda a orla do município de Aracruz e a 4ª Companhia, sediada na sede de Fundão, é responsável pelo policiamento em todo o município, compreendendo os distritos de Irundi, Timbui e Praia Grande.

 A Companhia de Força Tática atua no policiamento tático motorizado de todos os municípios sob a responsabilidade do 5º BPM, com base na sede da Unidade.

Endereço: Av. Demócrito Moreira , 60
Bairro: Bairro de Fátima
CEP: 29.192-243 
Cidade: Aracruz
Telefone: (27) 3256-9850
Email: chefep1.5bpm@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard