Governo do Estado do Espírito Santo

Companhia Especializada de Polícia Escolar (Cepe)

Comandante: Capitão Eliandro Claudino de Jesus



Histórico:

Criada a partir do Decreto Nº 4.266-R de 21/06/2018, a Companhia Especializada de Polícia Escolar (Cepe) é a Unidade Operacional responsável pela execução do policiamento ostensivo escolar e difusão de sua doutrina em todo Estado.

Apesar da recente nomenclatura e a ampliação dos serviços, o policiamento escolar já vinha sendo realizado pela Patrulha Escolar, inserida no Plano Estratégico 2011-2014 do Governo do Estado do Espírito Santo – Novos Caminhos - uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

O Decreto nº 7.437-E, de 25/06/1999, que instituiu o Sistema de Segurança Escolar – SISE, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, órgão de assessoramento normativo, deliberativo e executivo das ações permanentes e emergenciais de segurança nas escolas, visa reforçar a segurança por meio da atuação diária de policiais capacitados, dentro do ambiente escolar, com foco prioritário em ações preventivas. A Patrulha Escolar tem como objetivo à promoção junto com a comunidade escolar de um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, preservando os profissionais da educação e auxiliando no processo de cultura da paz, na busca de uma parceria eficaz para solucionar os problemas nas unidades de ensino.

As visitas às escolas são realizadas pela mesma dupla de policiais durante o ano letivo, sendo, um policial do sexo masculino e outro feminino para facilitar a aproximação com os alunos, que ao se sentirem confortáveis e seguros, passam a compartilhar suas dúvidas e questionamentos sobre os aspectos da vida, o que proporciona maior conhecimento do seu contexto e suas prioridades. 

Nos atendimentos são confeccionados Boletim de Atendimento da Patrulha Escolar - BAPE que são repassados para as Superintendências Regionais de Educação e as Gerências da SEDU, para adoção das providências necessárias, como também Boletins de Ocorrência Policial- BOP’s. Os policiais da Patrulha Escolar participam de reuniões com as famílias, eventos no âmbito escolar, desenvolvimento de projetos e outras propostas apresentadas, objetivando a compreensão dos aspectos que envolvem os alunos e também a diversidade do cotidiano escolar, trabalhando para ampliar o comprometimento das famílias com propósito de reforçar a importância do acompanhamento da vida de seus filhos. 

Os profissionais participam de capacitação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Regimento Comum das Escolas da Rede Estadual de Ensino, com vistas à atuação na rotina escolar interagindo com os alunos, por meio da realização de visitas diárias buscando a participação no cotidiano das escolas e de suas relações com a comunidade. 

O atendimento às escolas teve início no ano letivo de 2010, quando foram realizados 854 (oitocentos e cinquenta e quatro) atendimentos, sendo 76% (setenta e seis) por cento preventivos. As visitas às unidades de ensino foram ampliadas e, no ano letivo de 2013 foram realizados 5.700 (cinco mil e setecentos) atendimentos, sendo 98% (noventa e oito) por cento preventivos. 

A participação no protagonismo infanto-juvenil, o resgate dos laços entre a família e a escola, trouxeram grandes resultados no desenvolvimento de um ambiente tranquilo nas 151 (cento e cinquenta e uma) escolas atendidas da Região Metropolitana da Grande Vitória. 

 



Endereço: Av. César Hilal, 1111  
Bairro: Santa Lúcia 
CEP: 29056-085 
Cidade: Vitória
Telefone: (27) 3636-7798
Email: patrulhaescolar@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard