Governo do Estado do Espírito Santo

Companhia Independente de Operações com Cães

Comandante: MAJ CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA SILVA

Histórico:

Nascida das sementes de missões especiais, a Companhia Especializada de Operações com Cães (Ceoc) teve o seu surgimento no dia 02 de Março do ano de 2017, através do Decreto Estadual 4070-R, de 01/03/2017, que por sua vez, originou a Portaria 699-R do Comandante Geral da PMES.

Seu Estado Maior é formado pelas pastas P1, P3, P4, P5. Vale ressaltar que a Ceoc possui um Setor Veterinário voltado para a particularidade cinotécnica, atuando de forma preventiva e de pequenas intervenções médicas veterinárias.

A Ceoc possui como atividade fim, desenvolvida pelos pelotões de operações com cães (POC), valendo-se da capacidade olfativa dos semoventes, detecção de armas e munições, detecção de entorpecentes ilícitos, detecção de substâncias explosivas, além de realizar a busca e captura de pessoas homiziadas.

O emprego dos cães da Ceoc se faz em meio a terrenos diversos, escombros de materiais de construção, áreas de praias, charcos, locais submersos, além de veículos particulares e coletivos, bem como, aeronaves e embarcações.

É rotina da Ceoc o apoio à outras instituições em operações conjuntas, em âmbito federal, como por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Polícia Federal (PF) e Forças Armadas. No âmbito estadual, a Polícia Civil (PCES), e no âmbito municipal, as Guardas Municipais (GM´s).

É importante lembrar que a Ceoc possui um viés social, desenvolvendo apresentações com cães (dogshow), em atividades sociais recreativas, e a partir do ano de 2016, em apoio à instituição APAE-Vitória desenvolve a Terapia Assistida por Animais-TAA, intitulada no âmbito da subunidade de “Cinoterapia”.

Sob o lema “Semper Fidelis”, a Ceoc se constitui como tropa reserva do comando geral da PMES, sempre fiel à seu comandante, ombreando para a construção diária da sociedade espírito santense.

Dentro da sua identidade organizacional, em consonância com a identidade da PMES, a Ceoc apresenta as seguintes premissas organizacionais:

Missão:

“Promover, com a comunidade capixaba, o policiamento ostensivo com cães, e a preservação da ordem pública, no Estado do Espírito Santo.”

Visão:

“Sermos reconhecidos como referencia estadual em qualidade de serviços de polícia ostensiva com emprego com cães para produção de soluções inovadoras na área de segurança pública.”

Valores:

• Hierarquia e Disciplina;
• Lealdade;
• Respeito aos Direitos Humanos;
• Legalidade;
• Profissionalismo;
• Interesse Público;
• Ética;
• Comprometimento Organizacional;

Negócio: Policiamento especializado com emprego de Cães Policiais.

Endereço: Rodovia Serafim Derenzi , 11240
Bairro: Santa Martha